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COMUNICAÇÃO VISUAL NA ARQUITETURA
Projeto A9 + designer Leandro Urban: Sinalética Campus Inspirar, Curitiba (2019)

A comunicação visual é um mecanismo indispensável para a sociedade. Sem ela seria difícil se localizar em espaços urbanos, aeroportos, mercados ou shoppings. Por meio da visão ela setoriza espaços, organiza fluxos e identifica locais, fazendo parte do nosso dia a dia.

Desenvolvida em conjunto com a arquitetura trás grande benefícios para o espaço, levando em consideração questões técnicas como iluminação, distanciamento visual e posicionamento de elementos.

Projeto TRIAD: Hunter Gatherer, Shanghai (2016)

EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO VISUAL

Influenciada pelo modernismo dos anos 20, surgiu a grande escola alemã de design, arte e arquitetura: a Bauhaus. Ela inspirou o mundo inteiro, incluindo o casal Lina e Pietro Bardi. Eles idealizaram uma escola no Brasil com os mesmos ideais (Instituto de Arte Contemporânea – IAC), trabalhando com professores de diversas áreas, incluindo comunicação visual.

Em São Paulo os arquitetos e urbanistas Ludovico Martino e Vilanova Artigas, também influenciados pela Bauhaus, montam um curso na FAU-USP de comunicação visual e desenho de produto. O escritório Cauduro Martino foi responsável pelo o projeto do sistema de comunicação urbana da Avenida Paulista (1973), sinalização do Metrô de São Paulo (1967) e do Sistema Municipal de Transportes (1974), unindo comunicação visual, design e arquitetura. Marcando assim uma presença massiva na vida dos brasileiros e inspirando arquitetos e designer por seus métodos e linguagem.

Estudo para a Sinalização do Metrô Imagem do acervo do escritório Cauduro Martino
Sinalização do Metrô de São Paulo Imagem livro: LONGO, celso. Design Total – Canduro Martino. São Paulo: Cosac Naify, 2014

COMUNICAÇÃO VISUAL NA ARQUITETURA COMERCIAL E FRANQUIAS

     Parte importante de um projeto de arquitetura comercial é resolver de maneira eficaz o fluxo de pessoas e o uso do espaço. Já comunicação visual deve informar os usuários de maneira eficiente como usufruir o lugar com mais fluidez, bastando apenas um olhar para que se entenda o local. Sendo assim, os projetos devem ser feitos em harmonia possuindo soluções únicas que valorizem o empreendimento e atendam melhor as necessidades do ambiente.

Projeto RSM Design: The Hangar, California (2019)
Projeto Atelier Marc Barani e Christophe Presle: Centre Jean Prouvé, França (2014)

Além de fornecer informações sobre o espaço, a comunicação visual e a arquitetura devem expressar a marca em si. Toda a informação visual deve ser gerida em favor da personalidade da empresa, passando ao usuário referências sobre os valores da instituição. No caso de franquias toda a aplicação deve seguir uma coerência e padronização. Assim, o público reconhecerá o negócio em diferentes locais.

Quando há a tradução da marca para o ambiente através de elementos visuais, facilita-se ao usuário o entendimento sobre os produtos ou serviços oferecidos, criando interesse e encantamento. Uma comunicação coesa e direcionada conversa diretamente com o público alvo, refletindo no sucesso do local.

Projeto Vymir Design Studio: Yummy Restaurant, Ucrânia (2019)
Projeto Design Bitches: Superba Food + Bread, Los Angeles (2014)

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