A comunicação visual é um mecanismo indispensável para a sociedade. Sem ela seria difícil se localizar em espaços urbanos, aeroportos, mercados ou shoppings. Por meio da visão ela setoriza espaços, organiza fluxos e identifica locais, fazendo parte do nosso dia a dia.
Desenvolvida em conjunto com a arquitetura trás grande benefícios para o espaço, levando em consideração questões técnicas como iluminação, distanciamento visual e posicionamento de elementos.
EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO VISUAL
Influenciada pelo modernismo dos anos 20, surgiu a grande escola alemã de design, arte e arquitetura: a Bauhaus. Ela inspirou o mundo inteiro, incluindo o casal Lina e Pietro Bardi. Eles idealizaram uma escola no Brasil com os mesmos ideais (Instituto de Arte Contemporânea – IAC), trabalhando com professores de diversas áreas, incluindo comunicação visual.
Em São Paulo os arquitetos e urbanistas Ludovico Martino e Vilanova Artigas, também influenciados pela Bauhaus, montam um curso na FAU-USP de comunicação visual e desenho de produto. O escritório Cauduro Martino foi responsável pelo o projeto do sistema de comunicação urbana da Avenida Paulista (1973), sinalização do Metrô de São Paulo (1967) e do Sistema Municipal de Transportes (1974), unindo comunicação visual, design e arquitetura. Marcando assim uma presença massiva na vida dos brasileiros e inspirando arquitetos e designer por seus métodos e linguagem.
COMUNICAÇÃO VISUAL NA ARQUITETURA COMERCIAL E FRANQUIAS
Parte importante de um projeto de arquitetura comercial é resolver de maneira eficaz o fluxo de pessoas e o uso do espaço. Já comunicação visual deve informar os usuários de maneira eficiente como usufruir o lugar com mais fluidez, bastando apenas um olhar para que se entenda o local. Sendo assim, os projetos devem ser feitos em harmonia possuindo soluções únicas que valorizem o empreendimento e atendam melhor as necessidades do ambiente.
Além de fornecer informações sobre o espaço, a comunicação visual e a arquitetura devem expressar a marca em si. Toda a informação visual deve ser gerida em favor da personalidade da empresa, passando ao usuário referências sobre os valores da instituição. No caso de franquias toda a aplicação deve seguir uma coerência e padronização. Assim, o público reconhecerá o negócio em diferentes locais.
Quando há a tradução da marca para o ambiente através de elementos visuais, facilita-se ao usuário o entendimento sobre os produtos ou serviços oferecidos, criando interesse e encantamento. Uma comunicação coesa e direcionada conversa diretamente com o público alvo, refletindo no sucesso do local.