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GALERIA P&D GRUPO BOTICÁRIO

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visao, audicao, ar, tato, olfato

projeto

Especial

Arquitetura

A9 Arquitetura

Local

Curitiba

Ano

2023

Gerenciamento de execução

A9 Arquitetura

Fotos

Marcello Stancati

“Bem-vindos ao futuro da beleza”

Acreditar na beleza é fascinante. E torná-la real é indescritível.

Neste projeto, realizado no prédio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fábrica do Boticário, em São José dos Pinhais, nós transformamos a beleza em uma realidade que pode ser vista, ouvida e tocada. Transformamos a beleza em uma experiência profunda.

O objetivo do projeto foi transformar um espaço que servia basicamente apenas para passagem, em uma galeria que refletisse o trabalho intenso e incansável desenvolvido pela área de Pesquisa e Desenvolvimento. Afinal, como o próprio grupo explica: “depois de criar o nosso melhor produto, a gente começa tudo de novo”.

E como tangibilizar tudo isso? Esse foi o nosso desafio!

Concepção da ideia

A ideia principal girou em torno da criação de um ambiente que permitisse que os visitantes internos e externos (a fábrica recebe cerca de 11 mil visitantes anualmente) pudessem compreender e experienciar de forma intensa todo o processo que envolve a criação de produtos e fragrâncias do Boticário.

Para isso, o projeto contemplou aspectos únicos de interação, conforto e segurança, tendo história e tecnologia como pontos focais.

Como resultado final, a galeria foi contemplada com quatro painéis que resumem bem as principais linhas de atuação do grupo:

  • Cabelo e banho;
  • Perfumaria;
  • Cuidados com a pelo;
  • Maquiagem;

Além dos painéis, há ainda um espaço imersivo, onde o visitante pode conhecer todo o processo de criação de um perfume.

Conceitos e Designs

Por meio de workshops e sessões de design thinking realizados com representantes da empresa, foram levantados pontos e necessidades que deveriam fazer parte do projeto arquitetônico.

A opção por um Design Biofílico foi feita, buscando integrar ao máximo elementos naturais com conceitos da Arquitetura Cenográfica, o que está em total sintonia com a pauta ambiental que a empresa defende desde a sua criação e evidencia, inclusive, em sua própria identidade.

O objetivo era criar um misto de sensações que abrangessem o máximo de sentidos possíveis, desde o visual, o auditivo, o tato e, é claro, o olfato.

Por se tratar de uma marca de renome e reconhecimento mundial, também se optou por destacar projetos de grande repercussão e prêmios recebidos ao longo dos mais de 40 anos de vida da empresa.

A ideia era unir de maneira pragmática os conceitos técnicos e científicos usados para o desenvolvimento de produtos, com a funcionalidade, estética e descontração de um espaço aberto ao público.

Transformação do espaço

O projeto deveria, portanto, trazer conceitos inovadores que encantassem os visitantes.

Para isso, exigiu uma intensa colaboração entre arquitetura, engenharia e branding, contando com a valiosa parceria da agência Conteúdo Fino.

Uma curadoria profunda também necessitou ser realizada, utilizando inclusive referências arquitetônicas nos locais mais interessantes espalhados ao redor do mundo, com a intenção de tornar o ambiente o mais atrativo, instigante, acessível e inspirador possível.

Tecnologia e imersão

Com o foco nesses pontos, o projeto incluiu detalhes e itens tecnológicos, com o objetivo de causar a sensação de estar em um espaço múltiplo, no qual as experiências podem acontecer tanto de maneira individual quanto coletiva.

Isso porque as visitas à fábrica costumam acontecer em grupo. Dessa forma, foram incluídas atividades para serem realizadas por várias pessoas simultaneamente.

Como, por exemplo, o tapete acoplado a sensores de peso que pode ser acionado por quatro pessoas pisando em conjunto para colocar em ação uma tela de alta definição, que fornece informações selecionadas.

Também há o espaço “eu me reconheço em você” que une inovação e diversidade.

Nele, o visitante tem acesso a uma tela, na qual é gerado um avatar que imita os mesmos movimentos corporais e faciais realizados pela pessoa, como se fosse um espelho. No entanto, a imagem do avatar é diferente, variando em gênero, etnia, cor de pele, cor de cabelo, etc. Vale destacar, ainda, que o avatar é gerado de maneira aleatória e que nunca é o mesmo.

Por isso o nome “eu me reconheço em você”, mostrando que, mesmo diferentes, somos todos iguais, o que evidencia o papel importante da diversidade nas pesquisas e produtos do Grupo Boticário.

Foi reservado também um espaço onde o visitante pode entender como acontece a criação de perfumes do grupo, com flores estrategicamente colocadas ao longo do trajeto, nas quais é possível desfrutar dos aromas irresistíveis.

O projeto incluiu no ambiente a instalação de uma mesa multi-touch com tela interativa que pode ser acionada por várias pessoas simultaneamente, criando uma sensação de ainda mais inovação e integração com o local.

Acessibilidade e inclusão

Não podemos deixar de destacar um dos pontos mais interessantes do projeto, que foi o cuidado especial com a acessibilidade e inclusão.

Todas as informações também foram inseridas nas versões em áudio e braile.

O projeto também teve um foco especial na acessibilidade para cadeirantes e/ou visitantes que necessitem de deslocamento diferenciado.

Tudo isso evidencia o alto nível de inclusão, respeitando as diferenças e necessidades individuais de todos que podem visitar o espaço.

Sustentabilidade e cuidados com a natureza

Outro ponto de extrema importância incluído no projeto diz respeito à sustentabilidade e ao cuidado com a natureza, uma das bandeiras da marca desde a sua fundação.

Um aquário com peixes foi inserido no espaço, demonstrando claramente o comprometimento da marca com a não realização de testes em animais.

Além disso, princípios de ESG foram fortemente considerados em todos os painéis, a fim de manter evidenciados fatores ligados ao bem-estar ambiental e social.

Estética e beleza

Vale ressaltar que todos os aspectos de marcenaria e design foram pensados e desenvolvidos com o intuito de criar ambientes agradáveis, tornando-os marcantes e lúdicos ao mesmo tempo, trazendo sempre novas descobertas a cada detalhe percebido e a cada nova experiência.

Obras de arte foram mantidas, garantindo excelentes aspectos visuais a partir da integração entre o clássico e o moderno.

Temos muito orgulho deste projeto que nos permitiu usar arquitetura e design para fortalecer e refletir a identidade da marca, os processos de criação e as boas práticas desse grupo que é, sem dúvida, um orgulho nacional.

O Que Fazemos e Metodologias

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