Definimos ARQUITETURA como a arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas. Arte e arquitetura são separadas por uma linha tênue, dificultando a distinção de onde uma se inicia e a outra termina.
Podemos definir CENOGRAFIA como a dramatização do espaço, a manifestação física do imaginário, arte multinível com criação de atmosferas e experiências.
Dessa maneira, a ARTE DA ARQUITETURA CENOGRÁFICA é uma grande vertente onde os arquitetos podem expressar seu olhar, utilizando o melhor das duas especialidades a favor da concepção de um espaço que encanta seus espectadores.
Exercer esta atividade exige um olhar aberto à novas experimentações, curiosidade para pesquisas permanentes, propostas e questionamentos, pois o projeto de cenografia permite que se utilize uma infinidade de materiais e detalhamentos.
SEGMENTOS DE ATUAÇÃO
Um projeto de cenografia pode abranger várias áreas apresentando demandas e especificidades distintas. No entanto, o ponto em comum é a grande necessidade de pensar a interação entre o espaço, a luz e o público como forma de potencializar o resultado desejado.
Tratando-se de concepções efêmeras, é fundamental que as estruturas de montagem e desmontagem sejam eficientes, sempre prezando segurança, agilidade e praticidade.
Teatro
Televisiva
Eventos sociaisImagem Ilustrativa
Eventos corporativosProjeto GNK + A9 – Plenária para evento corporativo – Curitiba/PR (2018)
Palcos/Shows/FestivaisImagem Ilustrativa
EstandeProjeto G/PAC + A9 – Estande Ademilar Feira de Imóveis – Curitiba/PR (2014)
LojasImagem ilustrativa
VitrinesProjeto A9 – Vitrine Inspirar Express – Curitiba/PR (2020)
Exposição de arteImagem Ilustrativa
Mostras / exposiçõesProjeto A9 – Fachada mostra Morar Mais Por Menos – Curitiba/PR (2010)
Campanhas publicitáriasImagem Ilustrativa
Ambientes Temáticos
CENOGRAFIA APLICADA A ARQUITETURA COMERCIAL E FRANQUIAS
A criação de umaidentidade para um ambiente comercial facilita seu reconhecimento, além de colocar o cliente em contato com a marca e seus conceitos. Nesse sentido, a cenografia aplicada contribui com a criação de espaços bem elaborados, que valorizam o produto exposto e auxiliam na sua comercialização. Os espaços não só aproximam, mas também são capazes de contar histórias, divertir e conquistar os clientes em torno de uma proposta. Conhecer o ser humano e interpretar seu comportamento é fundamental para propor algo efetivamente atraente para o olhar de um cliente.
Outra vantagem deste processo é oferecer um contexto no qual um objeto corriqueiro é apresentado de maneira inovadora. Levamos em conta dados como localização, público alvo, horários de funcionamento, espécies de produtos, métodos de abordagem, acessibilidade, tipologia do serviço e temática. A arquitetura não deixa de ser um grande cenário “real”, construído para a representação do homem. A cenografia, quando bem explorada e aplicada, pode despertar de forma brilhante a memória afetiva do cliente, por meio de lembranças de uma época, moda, padrões comportamentais ou eventos históricos.
Projeto A9 – Lounge Temático Faculdade Inspirar – Curitiba/PR (2016)
Projeto A9 – Lounge Temático Faculdade Inspirar – Belém/PA (2018)