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Arquitetura comercial: o que é, conceito e importância

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Com consumidores cada vez mais exigentes e acostumados ao universo online, inclusive para fazer compras, tornou-se fundamental que estabelecimentos físicos sejam capazes de proporcionar as melhores experiências.

Além de atendimento personalizado e antecipação às necessidades dos clientes, uma das formas mais impactantes de se conseguir isso é por meio da sensação de acolhimento, conforto e inspiração que o ambiente pode trazer.

E é justamente isso que a arquitetura comercial procura trabalhar e implementar, como você irá entender melhor a partir de agora.

A arquitetura comercial e o mundo dos negócios

A arquitetura comercial e o mundo dos negócios

Uma boa experiência sempre começa com a impressão que você tem a respeito do local no qual se encontra.

É comum que as pessoas acabem escolhendo os ambientes que frequentam em decorrência das sensações que sentem ao estarem lá (ou acreditam que possam sentir, caso seja a primeira visita).

Não precisamos nem dizer que quanto melhor for a sensação, maior será o vínculo afetivo entre a pessoa e o local em que ela está.

Esse princípio se aplica a ambientes comerciais de qualquer natureza.

Afinal, provavelmente você pensa e age dessa forma. Então, por que seria diferente com os seus clientes?

A criação de um ambiente de negócios agradável, confortável, seguro e acolhedor é o principal objetivo da arquitetura comercial.

Dessa forma, um bom projeto de arquitetura, sem dúvidas, é um fator determinante para que um ambiente comercial seja considerado inesquecível.

E inesquecível é exatamente tudo o que todo empreendimento busca ser.

Os principais detalhes da arquitetura comercial e seu conceito

Os principais detalhes da arquitetura comercial e seu conceito

A arquitetura comercial é o ramo que desenvolve projetos e construções de edifícios voltados para estabelecimentos comerciais ou empresariais.

Ela desempenha um papel fundamental no mundo dos negócios, pois molda a paisagem urbana e cria espaços funcionais e atraentes para empresas e consumidores.

Dentre a gama de estruturas que tais projetos arquitetônicos abrangem, estão:

  • Escritórios;
  • Lojas;
  • Shoppings;
  • Restaurantes;
  • Hotéis;
  • Centros de convenções;
  • Edifícios corporativos.

Desde imponentes arranha-céus corporativos até acolhedores cafés de bairro, a arquitetura comercial desempenha um papel vital no sucesso e na identidade das empresas!

O impacto do ambiente no cotidiano

Por ser capaz de fornecer uma identidade visual única para um negócio, a arquitetura comercial tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo.

São muitos os aspectos que influenciam a conexão entre ambiente e frequentador, sendo que os mais importantes são:

  • Conforto;
  • Fluxo de circulação;
  • Cores;
  • Iluminação;
  • Acústica.

A soma desses fatores determina o nível de impacto que um ambiente exerce no cotidiano de quem o frequenta, seja cliente ou colaborador.

Ou seja, tanto público interno quanto externo são diretamente afetados por tudo isso, o que aumenta ainda mais a importância da arquitetura comercial.

Nuances que influenciam a arquitetura comercial

Nuances que influenciam a arquitetura comercial

Ao projetar uma edificação comercial, os arquitetos consideram diversos fatores.

Dentre eles a funcionalidade, o uso eficiente do espaço, a estética e as necessidades dos usuários, além, obviamente, de todos os requisitos regulatórios.

Os profissionais precisam trabalhar em estreita colaboração com os clientes para entender suas metas e criar um projeto que atenda aos objetivos do negócio.

A arquitetura comercial também pode envolver a integração com tecnologia avançada, como sistemas de automação, segurança e eficiência energética.

Além disso, a experiência do cliente é sempre o ponto focal do projeto, buscando criar um ambiente agradável e atraente aos visitantes.

Tudo isso possui o foco de destacar a marca em meio às demais e torná-la única.

Dentre os principais elementos trabalhados nos projetos estão:

  • Fachadas;
  • Layouts internos;
  • Inclusão da identidade visual da marca;
  • Transmissão dos valores e da essência da empresa.

Tudo minimamente pensado para atrair olhares e proporcionar as sensações desejadas.

A importância de um bom projeto arquitetônico comercial

Com um papel fundamental na criação de espaços que refletem a identidade e os objetivos de uma empresa, a arquitetura comercial se tornou essencial.

Por meio da combinação cuidadosa de design, funcionalidade e estética, ela busca não apenas construir espaços agradáveis, mas também criar experiências memoráveis para os clientes.

Um projeto bem elaborado e bem executado certamente criará um ambiente acolhedor que trará sensações únicas, as quais incentivam os clientes a explorarem o espaço em que estão e a se envolverem com os produtos ou serviços oferecidos.

Quem nunca optou em ir a um empreendimento por achar o local extremamente atraente e interessante, atire a primeira pedra.

A consequência acaba sendo a visita acompanhada do consumo dos produtos e serviços prestados pelo estabelecimento.

E, é claro, a eventual satisfação e fidelização do cliente que foi atraído inicialmente pelo projeto arquitetônico.

Principais tendências no segmento

A arquitetura comercial está em constante evolução para atender às demandas e preferências em constante mudança dos clientes e do mercado.

Dentre as principais tendências recentes e emergentes, podemos destacar:

  • Design sustentável;
  • Design biofílico;
  • Espaços flexíveis;
  • Integração da tecnologia;
  • Integração dos espaços interno e externo;
  • Coworking e espaços compartilhados.

Abaixo, você poderá entender melhor cada um deles e porque podem ser diferenciais significantes.

Design sustentável

Absolutamente, a sustentabilidade tem sido uma grande tendência em todos os setores.

Projetos que incorporam práticas de construção sustentável, como o uso de materiais ecológicos, eficiência energética, sistemas de reciclagem de água e energia estão cada dia mais populares. E, inevitavelmente, atraem o olhar e o apoio do público consciente.

Design biofílico

Outro tipo de design que está em alta na arquitetura comercial é o design biofílico.

Ele envolve a incorporação de elementos naturais e conexão com a natureza em espaços comerciais, incluindo o uso de plantas, luminosidade, ou qualquer outro elemento que remeta a um ambiente natural.

A inclusão desses itens com certeza contribui para o aumento do bem-estar e da produtividade, no caso dos colaboradores.

Espaços flexíveis

Com a rápida evolução dos negócios e dos modelos de trabalho, os espaços comerciais estão se adaptando para serem mais flexíveis e versáteis.

Nesse sentido, o projeto arquitetônico é criado para permitir diferentes configurações. Dessa forma, o mesmo ambiente pode ser usado para fins diferentes, aumentando a sua utilidade funcional e maximizando o uso dos recursos da empresa.

Integração da tecnologia

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na arquitetura comercial, sendo que projetos recentes contemplam uma série de aparatos tecnológicos, como:

  • Sistemas de automação;
  • Iluminação inteligente;
  • Controle da temperatura;
  • Monitoramento de segurança avançada;
  • Conectividade para atender as demandas tecnológicas dos negócios.

Integração dos espaços interno e externo

Para conectar os espaços interno e externo, as empresas têm incluído jardins, áreas de convivência ao ar livre, terraços e pátios em seus projetos.

A intenção é promover um ambiente saudável e agradável, mesmo em meio ao centro de uma grande cidade, por exemplo.

Coworking e espaços compartilhados

O coworking é um espaço de trabalho em que as pessoas compartilham espaços e otimizam recursos. Já se tornou normal o compartilhamento de um espaço físico por várias empresas, especialmente se forem de pequeno porte, como também por profissionais liberais e freelancers.

Por isso, os novos espaços comerciais estão sendo projetados para acomodar essas necessidades. Alguns elementos, como escritórios compartilhados, salas de reuniões colaborativas e áreas de convivência estão se tornando cada vez mais comuns nos projetos.

A arquitetura comercial e a acessibilidade

A acessibilidade e inclusão nos espaços comerciais são essenciais para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas e habilidades, tenham igualdade de oportunidades.

Por isso, todas as empresas devem adotar na concepção dos seus projetos medidas que promovam isso, contemplando, por exemplo, a facilidade do acesso físico e a sinalização adequada, como veremos a seguir.

Acesso físico

É fundamental se certificar de que o espaço comercial será acessível a pessoas com deficiência física. Por isso, uma empresa responsável deve incluir em seus espaços e projetos:

  • Rampas de acesso;
  • Portas largas para passagem de cadeiras de rodas;
  • Elevadores (caso necessário);
  • Banheiros adaptados;
  • Corredores e áreas de circulação amplos.

Sinalização adequada

A sinalização dos espaços comerciais precisa ser clara e visível.

Letras grandes e contrastantes devem ser utilizadas para facilitar a compreensão por pessoas com deficiência visual. Da mesma forma, sinais em braile também podem ser disponibilizados.

Foco no bem-estar do cliente

Como foi possível perceber, a arquitetura comercial vai muito além do que apenas um “espaço bonito”.

Aspectos como a fluidez do ambiente e o nível de experiência com o próprio ambiente são o foco de um bom projeto arquitetônico.

Empresas que buscam integrar esses aspectos naturalmente se destacam e despertam interesse, além de fortalecerem sua conexão com o público.

O bem-estar do cliente, seja ele interno ou externo, certamente é o fator decisivo para que objetivos sejam atingidos e marcas sejam sempre lembradas.

Afinal, ser inesquecível é, sem dúvidas, o cerne do sucesso!

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