fbpx
SALA THE BLEND – O BOTICÁRIO

VEJA MAIS

visao, ar, tato, olfato

projeto

comercial

Arquitetura

A9

Local

São José dos Pinhais / PR

Área

31,19 m²

Ano

2017

Gerenciamento de execução

A9

Fotos

Marcello Stancati

Persistência na perfeição

Depois de exatos 1.961 ensaios para alcançar a fragrância perfeita para o perfume The Blend, O Boticário decidiu que este seria o primeiro produto da marca a ganhar um laboratório visitável e sensorial. A Sala The Blend, inaugurada em 2017, merecia um ambiente à altura de tanta dedicação: impecável e inesquecível.

Um grande destilador de cobre reúne os ingredientes para a criação do óleo essencial

Fomos os responsáveis pelo projeto arquitetônico em parceria com a agência GNK, e também pela cenografia e execução da obra, em um espaço dentro do complexo industrial da empresa. Desde então, o ambiente passou a fazer parte do circuito de visitação da fábrica localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O segredo está na combinação

Mostruário com as quatro especiarias e difusores que liberam os aromas dos ingredientes

Blend significa mistura em inglês. A explicação para este nome está na agradável harmonização que os perfumistas criaram entre quatro especiarias: pimenta preta, noz moscada, canela e cravo. Para o projeto, aplicamos esse conceito na criação de uma experiência que contempla diferentes sentidos dos visitantes, uma sala que além de contar histórias, desperta a sinestesia nas pessoas.

Ao entrar no espaço, o que chama atenção é um grande destilador de cobre, no qual estão os quatro ingredientes principais do perfume. É ali que os elementos fervem e dão origem a um vapor que é condensado e, lentamente, goteja para se transformar na base do produto. Esse processo meticuloso pode ser testemunhado por quem visita o local, em uma verdadeira vitrine hermeticamente isolada e que respeita rigorosas normas e restrições sanitárias.

Para tornar a experiência ainda mais rica, desenvolvemos um mostruário de acrílico contendo as quatro especiarias, cada uma delas com um difusor que libera os aromas dos ingredientes. Depois de conferir um a um, o visitante pode apreciar a fragrância da essência base, aquela mesma que está sendo processada no interior do laboratório. Por último, é possível comparar essas referências olfativas com o perfume final, contido nos frascos do The Blend comercializados em lojas de todo o Brasil.

A sala conta ainda com painéis didáticos que explicam o passo a passo da fabricação do perfume, em uma verdadeira imersão que enriquece o repertório de todos que visitam o espaço.

Natureza e ancestralidade como inspirações

Por misturar ingredientes naturais, decidimos utilizar no projeto materiais que remetem à natureza, como madeira e tijolos. O cobre e o concreto também se destacam como elementos rústicos em uma referência ao trabalho ancestral e manual dos alquimistas da perfumaria. Já a paleta de cores, além de seguir o universo temático do produto, foi pensada no público masculino e contemporâneo do The Blend.

A iluminação da área visitável conta com spots direcionados que destacam a cenografia e as informações importantes. Dentro do laboratório, um estudo de luminotécnica definiu a quantidade exata de lux, seguindo critérios da NBR, para proporcionar eficiência e segurança ao trabalho dos químicos.

Harmonizando ideias para criar o conceito

O projeto ganhou corpo após diversas reuniões de insight briefing conduzidas pela agência GNK, das quais participamos ao lado de colaboradores de variados departamentos da empresa. Criado a muitas mãos e cabeças, o conceito da Sala The Blend misturou diferentes visões para desenvolver um espaço que proporciona interação com o produto por meio de uma experiência valiosa.

O resultado é um ambiente que resgata a produção do perfume de forma artesanal e que vai permanecer na memória de cada visitante por muito tempo.

O Que Fazemos e Metodologias

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?