Uma Residência de Veraneio Versátil e Funcional
Conforto, praticidade e sustentabilidade foram as palavras-chave utilizadas para guiar o desenvolvimento do projeto da Residência L&L, uma residência familiar de uso veraneio, localizada em Balneário Carmery, litoral do Paraná.
Um dos principais objetivos do projeto, além de proporcionar um espaço de baixa manutenção, foi proporcionar uma residência de lazer que pudesse ser utilizada com versatilidade por toda família, composta por um casal e dois filhos pré-adolescentes.
O imóvel possui uma área de 200m ² e conta com três quartos, sendo um deles suíte. A cozinha é totalmente integrada à sala de estar e jantar, criando um ambiente amplo, arejado e funcional. A lavanderia está localizada em anexo, com entrada apenas pela cozinha por questões de segurança, uma vez que a casa está exposta à rua e não dentro de um condomínio. Há ainda uma churrasqueira integrada às garagens que traz bastante flexibilidade para o seu uso, possibilitando a ampliação do espaço para receber convidados e realizar eventos sociais.
Um aspecto importante do projeto é a preocupação com as intempéries. A casa foi posicionada de forma que os ventos predominantes passem por cima e pela lateral, não interferindo na área de convívio e trazendo mais conforto e segurança. A estrutura da casa possui grandes vãos e aberturas, o que permite uma melhor integração entre os espaços e o aproveitamento da iluminação natural.
A área externa conta ainda com um depósito e um lavabo, que pode atender quem chega da praia para se limpar da areia e evitar levar sujeira para dentro da casa.
Aconchego e praticidade aliados a sustentabilidade
O projeto da Residência L&L tem um forte foco em sustentabilidade. Foram instalados sistemas de captação solar, com um boiler para distribuição de água quente para os chuveiros, e painéis solares tubulares, modelo que utiliza uma área menor com maior eficiência.
As águas dos telhados foram pensadas para realizar o efeito chaminé, aumentando permanentemente a circulação de ar dentro da residência e evitando o efeito da maresia, pois mesmo com a casa fechada ainda acontece a troca de ar evitando o desgaste dos equipamentos dentro da residência.
As premissas do cuidado e aproveitamento da iluminação e ventilação natural são extremamente importantes para a otimização do uso energético, eliminando a necessidade de uso de ar-condicionado e diminuindo o tempo de iluminação artificial, reduzindo consequentemente o consumo de energia elétrica. O telhado conta com uma abertura em formato de tesoura para auxiliar na entrada de iluminação natural na casa, e conta com a aplicação de uma película espelhada nos vidros para filtrar os raios UV e reduzir o aquecimento dos ambientes.
Além disso, a casa possui um sistema de reuso da água da chuva, com uma cisterna construída de 3.000 litros que é utilizada para alimentar um sistema de irrigação automatizado. Pensando no futuro, junto ao reservatório, foram feitas preparações para a instalação de uma piscina.
Foi adotada também a elevação da casa em 1,2 metros, devido à proximidade com o mar e o lençol freático elevado, para evitar alagamentos e empoçamento vindos das ruas.
Harmonia perfeita: estética, funcionalidade e sustentabilidade na residência ideal
Este projeto é uma combinação harmoniosa de estética, funcionalidade, sustentabilidade e conforto, buscando atender às necessidades da família em um espaço acolhedor e de baixa manutenção, sem deixar de lado a responsabilidade ambiental.