fbpx
META – TECH. SIMPLE. HUMAN.

VEJA MAIS

visao, terra, ar, tato

projeto

comercial

Arquitetura

A9

Local

CURITIBA/PR

Área

450,00m²

Ano

2020

Acompanhamento de execução

A9

Fotos

Vinicius Moscatto

Simples, humano e tecnológico

A Meta é uma empresa gaúcha de tecnologia que, além do Brasil, está presente também no Canadá e nos Estados Unidos, oferecendo soluções em TI tanto para grandes corporações quanto para pequenos e médios negócios. Seu slogan – simple, human, tech – logo entrega o modo como a companhia produz inteligência e oferece seus serviços e produtos, servindo de inspiração inclusive para a parceria que iniciamos.

Agradável e produtivo: nova sede permitiu crescimento da empresa

Quando a Meta nos procurou para criar o projeto da sua nova sede em Curitiba, em 2020, entendemos que essas três palavras dialogam muito também com nossa visão da arquitetura. E foi a partir desse tripé conceitual que buscamos transmitir a essência da marca em um espaço agradável e produtivo, focado no bem estar de seus colaboradores.

Briefing certeiro e preciso

A empresa tinha bem claro o que queria para seu novo ambiente de trabalho, que marcaria a expansão da equipe em Curitiba: de 50 colaboradores do antigo escritório para 100 nesta nova unidade. Um pedido foi a utilização das cores verde e azul, que além de representarem a marca, remetem também à tecnologia.

A busca por um clima menos formal motivou também a elaboração de uma entrada sem a tradicional recepção. Assim, toda pessoa que chega à sede, logo nos primeiros passos, se sente acolhida na área de descompressão. Desenvolvemos essa ideia sem perder de vista o posicionamento da marca, destacando a logo da Meta em um painel instalado em frente à porta de acesso.

Entrada acolhedora diretamente no espaço de descompressão

Descontração como ponto de encontro

TV, videogame, sofá, mesa de sinuca, café, máquina de bebidas, copa: é neste espaço em que a equipe da Meta pode relaxar e tirar alguns momentos do dia para dar uma pausa no trabalho. Esse é o local central do escritório, simple e human, que conecta os dois lados da sede. Para proporcionar uma atmosfera de descontração, eliminamos o forro, deixando aparentes as tubulações e eletrocalhas, que foram pintadas de verde e deram mais um toque de espontaneidade.

Criamos também um pórtico que inicia na entrada e atravessa todo o ambiente, com linhas paralelas em madeira que criam uma perspectiva visual e direcionam o olhar. A cor verde ganhou ainda mais vida com a utilização de vegetação interna em nichos nas paredes, potencializando o conforto visual do local.

Detalhes que geram ambiente informal

Reuniões para todos os formatos e tamanhos

Atendendo ao pedido de criarmos diferentes possibilidades para a realização de reuniões no escritório, projetamos espaços que atendessem demandas para rápidos bate-papos ou encontros mais formais. Na sala maior, as conversas podem acontecer tanto à mesa quanto em um lounge com poltronas.

Outras duas salas menores, além de dois booths, equipados com telas para projeções, funcionam para trocas mais dinâmicas. Esses locais de encontros contam com iluminação adequada, pontos de energia para smartphones e laptops, além de utilização de carpete para embelezamento e maior conforto auditivo.

Booths confortáveis e equipados para conversas dinâmicas

Excelência e proximidade

Na outra ponta do escritório, estão as estações de trabalho, onde a equipe passa a maior parte do tempo. Aqui, por exigência de sigilo de um grande cliente da empresa, criamos uma área de acesso exclusivo para os colaboradores, mas com divisórias de vidro para que seja mantido o contato visual entre os departamentos, valorizando o senso de amplitude do local.

Nesses dois ambientes, utilizamos mesas coletivas, que contam com espaçamento adequado entre cada pessoa, respeitando também uma margem entre as cadeiras e os corredores de circulação. A iluminação com intensidade correta, aliada à luz natural, gera o melhor rendimento e bem estar dos colaboradores. Já a paginação do piso, determinando os diferentes espaços, também foi pensada de forma cuidadosa para que funcionasse como uma comunicação não verbal.

Como a própria empresa afirma, a Meta é um grupo de pessoas servindo pessoas, que cresce e aprende através da cooperação. Acreditamos que os números aparecem quando pensamos primeiro na experiência do ser humano e traduzimos esse pensamento na criação do escritório.

Dê o play e confira como foi o processo de execução desta obra:

O Que Fazemos e Metodologias

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?