Expansão estratégica pelos territórios da criptomoeda
Nascida em Curitiba, a instituição financeira vem expandindo sua presença pelo Brasil. Apesar de ser uma empresa com predominante atuação online, ela conta com sedes físicas estratégicas em importantes cidades do país porque entende que essa é uma maneira eficaz de aumentar sua participação no mercado.
São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, é uma cidade historicamente com uma economia forte e, em 2021, passou a contar com uma unidade da instituição financeira para buscar clientes também na região. A instituição alia inteligência artificial e as melhores cabeças pensantes para atuar no investimento de criptomoedas.
Dê o play e confira como ficou a unidade da instituição financeira em São José do Rio Preto:
Somos o escritório de arquitetura oficial da instituição financeira e estivemos à frente desse projeto, desenvolvendo a sede de 140 m2 para atender as demandas do mais novo representante da agência no estado de São Paulo.
Posicionamento de marca para gerar reconhecimento
Notamos que uma das principais necessidades dessa nova unidade seria o posicionamento de marca. Afinal, por ser uma empresa relativamente nova e ainda dando os seus primeiros passos no interior de São Paulo, a estratégia institucional e o estabelecimento da confiança passam muito pelo reconhecimento e assimilação da instituição.
Por isso, trouxemos desde o início da jornada a nossa inteligência em sistemas de franquia para que o novo espaço dialogasse com os valores da instituição financeira, transmitindo autoridade, mas com acolhimento. O logotipo passou a receber destaque, facilmente identificável na entrada do escritório, e replicado também na sala da diretoria.
Vale lembrar que o posicionamento de marca se refere não apenas à utilização da logo e à sinalética, mas explora também todas as possibilidades físicas do ambiente para envolver equipes e clientes, criando uma experiência agradável e marcante.
Retrofit e eficiência para aproveitamento dos espaços
Antes da instituição financeira ser instalada, o local escolhido para o projeto era um escritório que já estava em funcionamento e atendia outros negócios. Ou seja, nosso desafio foi aproveitar o que já existia para desenvolver uma planta inteligente, reduzindo custos com obras e atendendo as necessidades para a atuação da nova empresa.
Nesse retrofit, tivemos a felicidade de notar que poderíamos utilizar alguns elementos do espaço que dialogavam com as propostas da instituição financeira, como por exemplo um painel de madeira e o mobiliário da copa, cujo azul marinho está inclusive dentro da paleta de cores da instituição.
No maior dos ambientes, criamos uma sala com seis estações de trabalho em madeira para os consultores, que contam ainda com uma grande tela que exibe os indicadores do mercado. A área tem ainda um espaço compacto para conversas informais em poltronas.
Uma sala de reuniões equipada com tecnologia multimídia é o espaço que criamos para os afiliados receberem convidados em encontros mais formais, de até cinco pessoas, trocando informações e discutindo os próximos passos.
Sala da presidência para fechar negócios
Um dos ambientes mais estratégicos é a sala em que funciona a presidência: é ali que os negócios mais importantes são fechados, estabelecendo contratos com novos e importantes clientes. Evidentemente, tudo foi pensado nos mínimos detalhes.
Sempre guiados pelos valores de requinte e acolhimento da marca, para esse espaço procuramos mesclar elementos como madeira e cimento queimado, fazendo composição entre o dourado e o verde das plantas em grandes vasos. Uma composição com o objetivo de transmitir proximidade e confiança, tão essenciais para selar acordos – em especial no mundo financeiro.
Presença física em um mercado digital
Desde 2019, criamos os projetos arquitetônicos da instituição financeira e suas afiliadas. Com nossa especialidade em arquitetura para franquias, conseguimos traduzir a atuação digital da empresa em espaços físicos, com novos escritórios pelo Brasil. E, claro, colaboramos estrategicamente para a consolidação da marca e melhoria dos resultados a cada nova parceria.