Os vários perfumes de uma história
A proposta era desafiadora: projetar e construir o museu que contaria a história de uma das marcas mais queridas e apreciadas do Brasil. O Espaço Histórias Grupo Boticário, entregue em 2015, foi uma das ações da empresa para celebrar seus 40 anos, solucionando também a demanda por um local que servisse de apoio ao programa de visitação da fábrica, em São José dos Pinhais – região metropolitana de Curitiba.
Fomos os responsáveis pelo projeto arquitetônico em parceria com a agência GNK, e também pela cenografia e execução da obra em uma área de 220 m², localizada no interior do primeiro prédio construído pelo grupo.
Histórias para sentir
O olfato é um dos sentidos que mais desperta memórias. E nisso O Boticário é especialista, criando perfumes que marcaram gerações ao longo dos anos. Essa fagulha sensorial foi valiosa para criarmos a experiência do museu, afinal são essas fragrâncias que ajudam a conduzir o visitante através das décadas, em painéis que narram acontecimentos, culturas e modas de diferentes épocas, além de resgatar a trajetória da empresa.
Nesta jornada autoguiada e interativa, o storytelling encanta por meio da sinestesia, já que em cada parede é possível conferir vídeos, áudios e cheiros. Há também uma projeção mapeada em uma grande ânfora, o emblemático e tradicional frasco da marca, logo na entrada. Desenvolvemos ainda tubos de ensaio gigantes que exibem os produtos lançados ao longo dos anos no mercado da perfumaria e da beleza.
Museografia e cenografia para envolver
Criamos um ambiente convidativo, em que a cor preta – presente tanto no piso espelhado, quanto no teto e nas paredes – ressalta os detalhes que queríamos destacar. O projeto luminotécnico foi pensado em um contexto de museu, criando uma atmosfera envolvente. Os painéis, por exemplo, contam com um fundo branco de borda infinita, que associado a uma iluminação especial, garante leveza e dá a impressão de estarem flutuando.
Além dessa riqueza visual e olfativa, o local ficou ainda mais agradável com o cuidado na renovação e circulação de ar. Os difusores passam praticamente despercebidos, instalados na cenografia dos painéis e também no teto, proporcionando uma sensação de conforto aos visitantes.
Espaço de descontração
O projeto conta também com uma sala anexa patrocinada pela Fundação Boticário, em que visitantes e colaboradores do prédio podem relaxar em um ambiente agradável e acolhedor. Para o local, projetamos os mobiliários com madeira certificada de demolição, além de uma cenografia com tons claros e iluminação que “abraçam”, utilizando um paisagismo interno com vegetação nativa da região.
Complexidade e excelência
Um dos grandes desafios dessa entrega foi criar um museu com todas as suas minúcias e detalhes em meio a uma grande obra em todo o prédio, já que a inauguração do novo complexo aconteceria simultaneamente. De forma colaborativa com diferentes departamentos do Grupo e da Fundação Boticário, bem como da acervista da instituição, criamos um espaço de excelência, seguindo os altos padrões de exigência da marca. O resultado foi bem sucedido: um ambiente que conta histórias e encanta, recebendo mais de 10 mil visitas apenas no primeiro ano.