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POSICIONAMENTO DE MARCAS NA ARQUITETURA

Depois de construir ou reformar sua loja ou escritório, onde você vai colocar o logotipo da sua empresa? Em tamanho grande ou reduzido? De que forma ele pode ser melhor visualizado por todo mundo? E o restante do ambiente, como dialoga com essa estratégia?

Posicionamento de marca é um tema que nem sempre ganha a devida atenção porque após uma obra, parece que o mais importante já foi feito. Mas não se engane: as paredes podem estar de pé, os pedreiros podem ter ido embora, mas a construção continua – não apenas do espaço, mas principalmente da marca.

BRANDING EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Laboratório visitável que desenvolvemos para O Boticário: detalhes minuciosamente pensados

Lojas e escritórios – ou ainda outros espaços corporativos – são muito mais do que endereços para compras ou trabalho: são verdadeiras traduções das marcas em seus ambientes físicos, representações concretas das personalidades das empresas. Ou seja, esses locais falam, e muito, tanto com quem entra quanto com quem apenas olha de fora.

E o assunto não é exclusividade de startups descoladas ou de companhias que já têm suas estratégias de marketing bem estabelecidas.

Seja no boteco com lâmpada queimada na beira de uma estrada, seja no banco mais tecnológico e sofisticado de uma metrópole, posicionamento de marca é algo que está presente em todo e qualquer estabelecimento. Um não é melhor ou pior que o outro, pois cada um funciona para a sua finalidade.

Lembre-se: todo espaço comunica, mesmo sem usar qualquer palavra. E em uma língua que todas as pessoas entendem.

Quando empresas e instituições compreendem e planejam essa comunicação verbal e não verbal, elas têm a valiosa oportunidade de se tornarem proprietárias da sua narrativa ao eliminar ruídos, melhorar rotinas, atrair atenção e tornarem-se mais competitivas.

MUITO MAIS DO QUE O LOCAL DO LOGOTIPO

O posicionamento de marca tem a ver com iluminação, composição, escolha de cores e materiais, para criar uma atmosfera, um espaço com alma que faz com que seus públicos sejam capazes de compreender a essência da empresa. Ambientes influenciam no humor, podem gerar bem estar e aumentar produtividade. Interferem até mesmo na decisão de compra.

Entendeu por que é tão relevante pensar nisso?

Para conquistar consistência no discurso e percepções positivas das pessoas, é necessário criar uma conexão e entrar no imaginário de clientes e colaboradores. Daí a importância no estudo de disciplinas como psicologia ambiental e comportamental, além de um detalhado mapeamento dos pontos de contato entre empresa e público.

Texturas, iluminação, sinalética, logotipo: elementos do posicionamento de marca no escritório da Meta

Após essa minuciosa pesquisa, entra em ação uma etapa que muitas vezes recebe pouca atenção: o design da informação e a sinalética. Essas áreas se debruçam sobre o uso de sinalizações indicativas, institucionais, informativas e promocionais. Muitos locais pecam pela ausência desse sistema de comunicação visual. Outros até contam com placas, adesivos e murais, mas sem um embasamento teórico, pautados tão somente em conceitos estéticos e ignorando as possibilidades de melhorar ainda mais a experiência das pessoas.

ARQUITETURA SENSÍVEL

Dentro disso, os conceitos da arquitetura sensível são incrivelmente eficientes para empresas conquistarem a tão desejada relevância no mercado. Não à toa, cada vez mais marcas têm criado aromas exclusivos para seus ambientes, playlists sonoras de acordo com sua personalidade, mensagens cuidadosamente aplicadas pelo local, superfícies com diferentes texturas. Cada ponto de contato entre marca e público é uma possibilidade de encantar e tornar-se inesquecível.

Tudo isso torna-se propriedade da marca. Essa sensação de acolhimento gera segurança e identificação, impactando colaboradores, fidelizando clientes, transformando empresas em verdadeiras referências de mercado.

Unidade Belém da Faculdade Inspirar: exemplo de marca proprietária de sua própria narrativa. Público sente-se acolhido ao deparar-se com um discurso visual consistente

POSICIONAMENTO DE MARCA COMEÇA NO BRIEFING

A análise e estudos para o melhor branding na arquitetura será tanto mais eficiente quanto mais cedo começar a ser pensado. Quando um projeto já nasce orientado para cativar seu público, os resultados são proporcionalmente satisfatórios, pois toda essa operação acontece de forma agregada. Conforme mencionamos no início deste texto, não se trata apenas de produzir uma grande placa com o logotipo e instalá-lo no balcão principal, mas sim criar um verdadeiro storytelling espacial.

PARA QUEM SERVE O POSICIONAMENTO DE MARCA?

Para empresas de qualquer tamanho, em qualquer momento da sua trajetória, seja para começar um planejamento do zero ou alterar um já existente. Às vezes, algumas poucas mudanças bem pensadas são o suficiente para começar a alavancar os objetivos. O movimento pode aumentar, negócios prosperarem, clientes sentirem-se mais à vontade e equipes mais engajadas. O importante é colocar em prática.

Leia, pesquise, busque referências das empresas que você admira e tente justamente compreender o motivo pelo qual elas têm um lugar especial na sua memória.

E, claro, na A9 Arquitetura, estamos sempre prontos para trocar ideias sobre isso porque somos apaixonados pelo assunto. Não à toa, os projetos corporativos que criamos já contam, desde os primeiros rascunhos, com estudos e propostas para a harmonia perfeita entre ambientes e marcas. Para nós, são elementos inseparáveis para que você alcance os resultados que tanto almeja – no curto, médio e longo prazo.

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