Projeto da A9 para a Code.sign, aliando espaços de concentração com espaços de descompressão
O mundo dos negócios é marcado pela competitividade e, consequentemente, pela capacidade que um negócio possui de se adaptar a novos cenários.
Mas algo que também tem ajudado as empresas a se destacaram cada vez mais é a capacidade de construir ambientes impactantes e capazes de trazer à tona a identidade e a essência da marca.
Isso é possível graças a projetos de arquitetura empresarial bem-sucedidos, que geram diversas consequências positivas.
Neste texto, vamos abordar quais são essas vantagens, e como isso pode se transformar em diferencial competitivo.
O que é arquitetura empresarial
Uma empresa precisa de uma identidade própria. E isso pode ser feito de várias maneiras diferentes, incluindo desde trabalhos de marketing, materiais de papelaria, padronização de processos internos, até mesmo diretrizes específicas para conduta dos colaboradores.
Mas um fator que também é muito importante para o destaque da essência de uma marca está diretamente ligado aos ambientes que ela disponibiliza, tanto para seus clientes externos quanto para seus clientes internos.
Quando falamos sobre ambientes, inevitavelmente falamos sobre arquitetura – e é exatamente aqui que entra a arquitetura empresarial.
O conceito basicamente se preocupa em contemplar os mínimos detalhes de todas as necessidades daqueles que irão ter contato com o ambiente da empresa, incluindo aspectos como:
- Iluminação;
- Mobiliário;
- Acústica;
- Layout;
- Fachadas;
- Decoração;
- Itens de sinalização.
Projetos de Arquitetura Empresarial de boa qualidade devem focar nesses fatores para obter resultados que influenciam na diferenciação da empresa.
Dessa forma, a ambientação e os espaços fluidos se tornam mais um destaque associado à marca.
A arquitetura e as marcas
Existem locais que, ao acessá-los, mesmo que não tenha visto a placa de entrada ou a fachada, você sabe exatamente onde está e a qual empresa pertence aquele espaço.
Isso porque existe um padrão associado àquela determinada marca que é reconhecido em qualquer lugar.
Por exemplo, se você estiver vendado, entrar em uma lanchonete do McDonald’s e só após isso sua venda for retirada, provavelmente você saberá exatamente onde está.
O mesmo vale para determinadas redes de hotéis, lojas de chocolates, joalherias e uma infinidade de outros negócios que adotam um padrão arquitetônico definido.
Todas essas marcas possuem, principalmente, dois pontos em comum:
- São extremamente bem-sucedidas em seus negócios;
- Seguem um padrão de identidade o que as torna únicas.
Isso reforça como ter uma identidade visual marcante, sem dúvidas, é um dos processos de sucesso de qualquer empresa, independentemente do tamanho e área de atuação.
Por isso, um bom projeto de arquitetura empresarial é tão importante, pois traz singularidade e destaque, associando boas sensações e experiências à empresa.
Isso, por sua vez, gera possibilidade de conexão afetiva e uma busca, por parte do cliente, em repetir o sentimento outras vezes, gerando a recorrência e fidelização.
Arquitetura empresarial e o público interno
A diferenciação de uma empresa devido a um bom planejamento de ambiente e espaço por meio da arquitetura empresarial atinge muito mais stakeholders do que se imagina.
É comum sempre se destacar prioritariamente a satisfação que se reflete no cliente do negócio, afinal ele é a razão de ser de qualquer empreendimento.
Porém, é importante destacar que o cliente interno (a equipe de trabalho) é igualmente beneficiado, o que traz resultado excepcional para qualquer empresa que almeje grandes realizações.
Por exemplo, ao se realizar um projeto que materialize um espaço fluído com um layout prático e funcional, os clientes irão se sentir muito mais satisfeitos.
Mas, ao mesmo tempo, os colaboradores também terão uma facilidade muito maior para executar suas funções de trabalho, aumentando significativamente a produtividade, pois é possível atingir:
- Ganho de tempo no desempenho das atividades;
- Facilidade nas tomadas de decisões;
- Aumento de interação entre os próprios colaboradores;
- Crescimento da motivação individual.
Todos esses aspectos reunidos podem simplesmente ser o diferencial necessário para tornar a empresa ainda mais eficiente e se destacar no mercado ante a concorrência.
O que, sem dúvidas, é o objetivo de qualquer negócio em um mercado competitivo, seja ele qual for.
Pontos relevantes no processo da Arquitetura Corporativa
Como destacado, são inúmeras as vantagens decorrentes de um bom ambiente de atendimento ao cliente e espaço de trabalho para a equipe de colaboradores.
Por isso, alguns pontos exigem atenção especial. Vamos citar os mais importantes abaixo, para que você entenda melhor tudo que precisa estar envolvido no processo de criação e execução do projeto.
Adequação do Espaço
O planejamento sempre é o início de um projeto bem-sucedido.
Por isso, informações básicas precisam ser coletadas, categorizadas e processadas adequadamente. Uma dessas informações é justamente a estimativa de quantas pessoas irão utilizar o ambiente, sempre estabelecendo uma quantidade máxima.
Isso permite que os locais de atendimento e trabalho sejam projetados da forma mais eficiente possível.
Assim, é possível criar espaços de trabalho que promovam fluidez das atividades e, ao mesmo, tempo receber outros usuários. como:
- Clientes;
- Equipes de trabalho temporárias;
- Fornecedores;
- Fiscais;
- Equipes de manutenção;
- Dentre outros.
Análise do custo-benefício
Todas as decisões relacionadas ao projeto de arquitetura empresarial devem ponderar os benefícios que serão aproveitados pela organização no decorrer do tempo.
Um desses pontos diz respeito à escolha de materiais que tornem o ambiente funcional, que sejam de fácil manutenção e que tenham durabilidade adequada.
Para ficar mais claro, os materiais escolhidos devem abranger fatores como:
- Facilidade de manutenção;
- Climatização adequada de acordo com o período do ano (considerando o clima local);
- Formas inteligentes de consumo de energia;
- Tecnologias que facilitam as atividades de todos os envolvidos;
- Excelente aproveitamento da luz ambiente;
- Uma acústica que se adeque às atividades que serão desempenhadas no local.
Criatividade e cores
Toda marca tem uma paleta de cores que conversa com sua logomarca e identidade visual.
Isso com certeza é algo que tem um peso significativo no momento da criação de um projeto de arquitetura empresarial.
Por exemplo, empresas voltadas ao público infantil normalmente associam seus espaços a cores mais vibrantes e contrastantes entre si.
Já setores focados em atividades tecnológicas, em um ambiente de produção de trabalho, normalmente necessitam de cores sóbrias que ajudem a melhorar a concentração.
Tudo isso, é claro, varia de acordo com o ambiente em questão.
Muitas marcas possuem em suas dependências áreas de convivência e lazer, onde se busca cores e designs que reflitam sensação de relaxamento e descontração.
Ou seja, em uma mesma empresa, vários ambientes e cores diferentes podem ser usados de acordo com o objetivo e experiência que se deseja transmitir, sempre respeitando a essência e identidade visual da marca.
Tendências na arquitetura empresarial
Como qualquer setor que está em constante evolução, a arquitetura empresarial também possui suas tendências. Vamos falar melhor abaixo sobre as mais relevantes.
Tecnologia
Será cada vez mais importante inserir aspectos tecnológicos e interativos para encantar e envolver os usuários do espaço, como, por exemplo:
- Telas interativas de autoatendimento;
- Consulta individual de informações;
- Liberdade de acesso à internet sem precisar solicitar senha;
- Opções de uso de aparelhos e sistemas de maneira simultânea e integrada.
Podem parecer detalhes pequenos, mas que com certeza demonstram que há uma integração marcante entre ambiente e tecnologia.
Sustentabilidade
A verdade é que a sustentabilidade já deixou de ser uma opção para se tornar uma regra no mundo corporativo.
E, é claro, que isso também se reflete nas diretrizes da arquitetura empresarial, que evidencia ações, como:
- Utilização de materiais de origem comprovadamente sustentável;
- Criação de áreas verdes internas;
- Uso de insumos de origem reciclável ou que possam ser reciclados;
- Dicas de conscientização sutis e instrutivas;
- Uso de fontes de energias limpas e renováveis.
Acessibilidade
Sem dúvidas, todos os ambientes e espaços devem ser projetados e planejados para atender os mais diversos públicos, e em um bom projeto de arquitetura é imperativo que esses aspectos sejam considerados e criativamente alocados.
Dentre as opções que usualmente são utilizadas estão:
- Acesso a informações em múltiplos formatos, como em áudio e braile;
- Banheiros devidamente modificados para uso universal;
- Rampas de acesso com angulação adequada e coerente;
- Espaços de espera confortáveis que possam ser usados pelos mais diversos públicos sem dificuldades.
A arquitetura empresarial e o sucesso
Esperamos ter ajudado na compreensão de como um bom conceito arquitetônico não traz apenas benefícios para a empresa, mas pode, inclusive, transformar-se em um dos seus maiores diferenciais.
Investir em um bom projeto de arquitetura empresarial definitivamente faz parte do caminho de um negócio para o sucesso. Conte conosco nessa jornada!