Com consumidores cada vez mais exigentes e acostumados ao universo online, inclusive para fazer compras, tornou-se fundamental que estabelecimentos físicos sejam capazes de proporcionar as melhores experiências.
Além de atendimento personalizado e antecipação às necessidades dos clientes, uma das formas mais impactantes de se conseguir isso é por meio da sensação de acolhimento, conforto e inspiração que o ambiente pode trazer.
E é justamente isso que a arquitetura comercial procura trabalhar e implementar, como você irá entender melhor a partir de agora.
A arquitetura comercial e o mundo dos negócios
Uma boa experiência sempre começa com a impressão que você tem a respeito do local no qual se encontra.
É comum que as pessoas acabem escolhendo os ambientes que frequentam em decorrência das sensações que sentem ao estarem lá (ou acreditam que possam sentir, caso seja a primeira visita).
Não precisamos nem dizer que quanto melhor for a sensação, maior será o vínculo afetivo entre a pessoa e o local em que ela está.
Esse princípio se aplica a ambientes comerciais de qualquer natureza.
Afinal, provavelmente você pensa e age dessa forma. Então, por que seria diferente com os seus clientes?
A criação de um ambiente de negócios agradável, confortável, seguro e acolhedor é o principal objetivo da arquitetura comercial.
Dessa forma, um bom projeto de arquitetura, sem dúvidas, é um fator determinante para que um ambiente comercial seja considerado inesquecível.
E inesquecível é exatamente tudo o que todo empreendimento busca ser.
Os principais detalhes da arquitetura comercial e seu conceito
A arquitetura comercial é o ramo que desenvolve projetos e construções de edifícios voltados para estabelecimentos comerciais ou empresariais.
Ela desempenha um papel fundamental no mundo dos negócios, pois molda a paisagem urbana e cria espaços funcionais e atraentes para empresas e consumidores.
Dentre a gama de estruturas que tais projetos arquitetônicos abrangem, estão:
- Escritórios;
- Lojas;
- Shoppings;
- Restaurantes;
- Hotéis;
- Centros de convenções;
- Edifícios corporativos.
Desde imponentes arranha-céus corporativos até acolhedores cafés de bairro, a arquitetura comercial desempenha um papel vital no sucesso e na identidade das empresas!
O impacto do ambiente no cotidiano
Por ser capaz de fornecer uma identidade visual única para um negócio, a arquitetura comercial tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo.
São muitos os aspectos que influenciam a conexão entre ambiente e frequentador, sendo que os mais importantes são:
- Conforto;
- Fluxo de circulação;
- Cores;
- Iluminação;
- Acústica.
A soma desses fatores determina o nível de impacto que um ambiente exerce no cotidiano de quem o frequenta, seja cliente ou colaborador.
Ou seja, tanto público interno quanto externo são diretamente afetados por tudo isso, o que aumenta ainda mais a importância da arquitetura comercial.
Nuances que influenciam a arquitetura comercial
Ao projetar uma edificação comercial, os arquitetos consideram diversos fatores.
Dentre eles a funcionalidade, o uso eficiente do espaço, a estética e as necessidades dos usuários, além, obviamente, de todos os requisitos regulatórios.
Os profissionais precisam trabalhar em estreita colaboração com os clientes para entender suas metas e criar um projeto que atenda aos objetivos do negócio.
A arquitetura comercial também pode envolver a integração com tecnologia avançada, como sistemas de automação, segurança e eficiência energética.
Além disso, a experiência do cliente é sempre o ponto focal do projeto, buscando criar um ambiente agradável e atraente aos visitantes.
Tudo isso possui o foco de destacar a marca em meio às demais e torná-la única.
Dentre os principais elementos trabalhados nos projetos estão:
- Fachadas;
- Layouts internos;
- Inclusão da identidade visual da marca;
- Transmissão dos valores e da essência da empresa.
Tudo minimamente pensado para atrair olhares e proporcionar as sensações desejadas.
A importância de um bom projeto arquitetônico comercial
Com um papel fundamental na criação de espaços que refletem a identidade e os objetivos de uma empresa, a arquitetura comercial se tornou essencial.
Por meio da combinação cuidadosa de design, funcionalidade e estética, ela busca não apenas construir espaços agradáveis, mas também criar experiências memoráveis para os clientes.
Um projeto bem elaborado e bem executado certamente criará um ambiente acolhedor que trará sensações únicas, as quais incentivam os clientes a explorarem o espaço em que estão e a se envolverem com os produtos ou serviços oferecidos.
Quem nunca optou em ir a um empreendimento por achar o local extremamente atraente e interessante, atire a primeira pedra.
A consequência acaba sendo a visita acompanhada do consumo dos produtos e serviços prestados pelo estabelecimento.
E, é claro, a eventual satisfação e fidelização do cliente que foi atraído inicialmente pelo projeto arquitetônico.
Principais tendências no segmento
A arquitetura comercial está em constante evolução para atender às demandas e preferências em constante mudança dos clientes e do mercado.
Dentre as principais tendências recentes e emergentes, podemos destacar:
- Design sustentável;
- Design biofílico;
- Espaços flexíveis;
- Integração da tecnologia;
- Integração dos espaços interno e externo;
- Coworking e espaços compartilhados.
Abaixo, você poderá entender melhor cada um deles e porque podem ser diferenciais significantes.
Design sustentável
Absolutamente, a sustentabilidade tem sido uma grande tendência em todos os setores.
Projetos que incorporam práticas de construção sustentável, como o uso de materiais ecológicos, eficiência energética, sistemas de reciclagem de água e energia estão cada dia mais populares. E, inevitavelmente, atraem o olhar e o apoio do público consciente.
Design biofílico
Outro tipo de design que está em alta na arquitetura comercial é o design biofílico.
Ele envolve a incorporação de elementos naturais e conexão com a natureza em espaços comerciais, incluindo o uso de plantas, luminosidade, ou qualquer outro elemento que remeta a um ambiente natural.
A inclusão desses itens com certeza contribui para o aumento do bem-estar e da produtividade, no caso dos colaboradores.
Espaços flexíveis
Com a rápida evolução dos negócios e dos modelos de trabalho, os espaços comerciais estão se adaptando para serem mais flexíveis e versáteis.
Nesse sentido, o projeto arquitetônico é criado para permitir diferentes configurações. Dessa forma, o mesmo ambiente pode ser usado para fins diferentes, aumentando a sua utilidade funcional e maximizando o uso dos recursos da empresa.
Integração da tecnologia
A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na arquitetura comercial, sendo que projetos recentes contemplam uma série de aparatos tecnológicos, como:
- Sistemas de automação;
- Iluminação inteligente;
- Controle da temperatura;
- Monitoramento de segurança avançada;
- Conectividade para atender as demandas tecnológicas dos negócios.
Integração dos espaços interno e externo
Para conectar os espaços interno e externo, as empresas têm incluído jardins, áreas de convivência ao ar livre, terraços e pátios em seus projetos.
A intenção é promover um ambiente saudável e agradável, mesmo em meio ao centro de uma grande cidade, por exemplo.
Coworking e espaços compartilhados
O coworking é um espaço de trabalho em que as pessoas compartilham espaços e otimizam recursos. Já se tornou normal o compartilhamento de um espaço físico por várias empresas, especialmente se forem de pequeno porte, como também por profissionais liberais e freelancers.
Por isso, os novos espaços comerciais estão sendo projetados para acomodar essas necessidades. Alguns elementos, como escritórios compartilhados, salas de reuniões colaborativas e áreas de convivência estão se tornando cada vez mais comuns nos projetos.
A arquitetura comercial e a acessibilidade
A acessibilidade e inclusão nos espaços comerciais são essenciais para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas e habilidades, tenham igualdade de oportunidades.
Por isso, todas as empresas devem adotar na concepção dos seus projetos medidas que promovam isso, contemplando, por exemplo, a facilidade do acesso físico e a sinalização adequada, como veremos a seguir.
Acesso físico
É fundamental se certificar de que o espaço comercial será acessível a pessoas com deficiência física. Por isso, uma empresa responsável deve incluir em seus espaços e projetos:
- Rampas de acesso;
- Portas largas para passagem de cadeiras de rodas;
- Elevadores (caso necessário);
- Banheiros adaptados;
- Corredores e áreas de circulação amplos.
Sinalização adequada
A sinalização dos espaços comerciais precisa ser clara e visível.
Letras grandes e contrastantes devem ser utilizadas para facilitar a compreensão por pessoas com deficiência visual. Da mesma forma, sinais em braile também podem ser disponibilizados.
Foco no bem-estar do cliente
Como foi possível perceber, a arquitetura comercial vai muito além do que apenas um “espaço bonito”.
Aspectos como a fluidez do ambiente e o nível de experiência com o próprio ambiente são o foco de um bom projeto arquitetônico.
Empresas que buscam integrar esses aspectos naturalmente se destacam e despertam interesse, além de fortalecerem sua conexão com o público.
O bem-estar do cliente, seja ele interno ou externo, certamente é o fator decisivo para que objetivos sejam atingidos e marcas sejam sempre lembradas.
Afinal, ser inesquecível é, sem dúvidas, o cerne do sucesso!