Valorizando humanos em um mercado em expansão
A Codesign é uma empresa curitibana de inteligência financeira, que trabalha com tecnologia blockchain e presta serviços para bancos na compra e venda de criptomoedas. Sua equipe também desenvolve sistemas e aplicativos dentro desse universo, aliando programação, algoritmos e finanças. Resumindo, uma software house, como se autodenominam.
Em expansão, a Codesign precisava de um espaço que reunisse seus times de programadores, traders e designers, no qual seus processos de trabalho fluíssem de forma ágil e natural. A ideia era contar também com um ambiente de descompressão que proporcionasse mais do que momentos de lazer durante o trabalho ou happy hours na sexta-feira.
Criamos esse projeto moderno e versátil no ano de 2021, em uma área de 362 m², em um dos mais importantes edifícios corporativos de Curitiba, realizando também o gerenciamento da obra.
Tradução de um universo digital em um espaço agradável e contemporâneo
Entrar no escritório da Codesign é como caminhar em um mundo que mescla o físico e o virtual. Trata-se de uma empresa que atua majoritariamente no ambiente online, mas seu trabalho impacta diretamente nos números e na vida de muitos clientes. Tudo isso com um dinamismo que exige foco e dedicação constantes.
Foi dessa forma que traduzimos a marca nesse novo espaço, criando um projeto que transporta colaboradores e clientes para esse universo, transmitindo confiança, autoridade, agilidade e acolhimento.
Sem o tradicional balcão de recepção, a entrada conta com um detalhado painel que funciona como o primeiro passo dessa experiência de conectar os dois mundos, contando com um cuidadoso posicionamento de marca.
Conforto e foco para gerar números
Em uma das alas, estão as equipadas estações de trabalho para 24 traders trabalharem confortavelmente, o tempo todo atentos aos movimentos do mercado financeiro. É nesse espaço também onde está o time de design da empresa.
Já no ambiente vizinho, encontram-se as mesas para 15 desenvolvedores e programadores. A área conta ainda com uma sala de reuniões preparada para conexões e exibições multimídia. Criamos também cabines menores, chamadas de booths, para conversas e trocas mais informais e com número reduzido de pessoas.
Soluções em arquitetura corporativa
Um dos pedidos que recebemos no briefing foi manter a laje aparente, para que o ambiente traduzisse esse universo de startup, direcionado a um público relativamente mais jovem. Essa escolha potencializa a amplitude do espaço e deixa à vista toda a estrutura e as tubulações, dando um aspecto industrial que pode dialogar harmoniosamente com outros elementos visuais.
Mas vale lembrar que, por outro lado, essa prática influencia diretamente na acústica do escritório, aumentando a reverberação de sons indesejados. Por isso, resolvemos essa equação sonora na escolha do mobiliário, instalando abafadores entre as mesas, espumas sonex e carpete.
Falando em mobiliário, apostamos na madeira para transmitir acolhimento, tanto nas mesas de colaboradores quanto nos armários de apoio. Esse conforto sinestésico passa também pela biofilia, com utilização de plantas que trazem frescor e vida a um ambiente marcado pelo uso intenso de telas.
A cor predominante é o cinza escuro, que associado a superfícies lisas produz a sensação de um ambiente tecnológico. Fizemos também um estudo sinalético para uma comunicação visual eficiente e acolhedora, que contribui para o senso de pertencimento da equipe, detalhadamente em sintonia com os valores da marca.
Descompressão: diversão também é coisa séria
Trabalhar no mercado financeiro, constantemente conectado e avaliando riscos, exige foco, disciplina e muita entrega para analisar dados, avaliar números e tomar decisões que vão impactar diretamente nos resultados de diferentes instituições. É por isso que para exercer essa função com competência, faz-se necessário tirar alguns momentos estratégicos para refrescar as ideias, relaxar e recarregar as baterias.
No caso da Codesign, nos debruçamos na criação do espaço de descompressão da empresa. Ali, os colaboradores podem não apenas fazer uma pausa no serviço, mas também se divertirem em verdadeiras festas – planejadas ou não – para a equipe estar sempre em sintonia e com o astral elevado.
Conhecendo a cultura da empresa e sabendo que trabalham muito, mas também que apreciam música e diversão, propusemos um espaço com um palco equipado, já com instrumentos musicais e amplificadores, disponíveis a qualquer momento. O local conta também com uma mesa de sinuca – que pode ser adaptada para uma mesa de refeições, copa, chopeira e puffs. Enfim, um espaço para receber uma dose de ânimo ou curtir momentos de relaxamento.